domingo, 15 de julho de 2012

ODONTOGERIATRIA

Muito mais que odontologia

    Esse semestre foi bem corrido, tanto que nem escrevi muito por aqui. Porém, eu não tinha como não escrever sobre a experiência com os idosos. 
     Fomos, todas as semanas desse 7º semestre de faculdade, no Asilo Padre Cacique visitar, conversar, dar atenção e atender as necessidades de idosos. Nós estamos acostumados com paciente na faculdade e em relação a idosos, estamos acostumados com nossos avós, mas essa experiência foi totalmente diferente de tudo que conhecíamos.
     Divididos em grupos, nós passávamos todas as vezes pelos idosos que correspondiam ao nosso grupo pra perguntar como estavam, se algo incomodava e víamos as necessidades odontológicas. Alguns eram atendidos ali no asilo no consultório ou no leito, outros eram encaminhados à faculdade, por ser um procedimento mais complexo e a estrutura não era muito boa para trabalharmos.


   
    Muitos deles não tinham necessidades ou, alguns, não tinham condições psicológicas e sistêmicas de suportar um procedimento e como nada os incomodava, nada foi feito. Ou era o que achávamos. Muitas vezes ficamos frustrados por não realizar procedimento algum naqueles idosos, mas com o tempo descobrimos que fizemos muito mais por eles. 
     Conversar, receber uma visita, ter alguém interessado nas histórias deles era algo novo para muitos. E ver o quanto eles se sentiam gratos pela nossa atenção foi a maior recompensa desse semestre.

Recomendo a todos que visitem e conheçam não só o Asilo Padre Cacique, mas qualquer outro asilo perto de sua casa. Ajude! Muitos precisam de mantimentos, roupas, comida. Se informe!
E tu, PROFISSIONAL DA SAÚDE, ajude mais ainda! 

Um comentário:

  1. Muito legal, deve ter sido uma experiência unica mesmo! É bom ver como as novas gerações estão se dedicando as gerações passadas.

    ResponderExcluir