quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curiosidades dos Pacientes #3

PERIODONTITE

    Estava eu conversando com o meu pai essa noite e comentei algo sobre periodontite (eu estava falando sobre a faculdade) e ele me perguntou o que era a periodontite. Isso me fez pensar e pensar e perceber que a maioria das pessoas sabe que existe cárie e gengivite "quando a gengiva sangra", mas normalmente as pessoas só sabem sobre periodontite quando descobrem que tem a doença numa ida ao dentista.
    Outra coisa que eu percebi, explicando o que era a periodontite, é que é realmente dificil explicar algo sem usar termos técnicos. Muitas pessoas sabem que o sufixo -ite está relacionado a inflamação, mas uma gengivite dá pra saber que é na gengiva, mas onde diabos fica ou o que diabos é o PERIODONTO?
    Bom, talvez eu não tenha dito tudo sobre a doença, mas acho que consegui fazer com que ele entendesse. Na verdade, a gengiva faz parte do periodonto, mas é a parte que protege o dente, enquanto que a periodontite afeta a parte que sustenta o dente, onde o dente se insere.
    Muita gente só se preocupa com cáries, mas doença periodontal é uma das maiores causas de perdas dentárias. Como ela afeta a parte que sustenta o dente, ela começa a degradar as fibras que fazem com que o dente se mantenha no lugar e até o osso em volta, o que dá ao dente uma certa mobilidade e, se não tratada, leva a perda do dente.

    A causa: tem gente que pela genética tem uma periodontite agressiva, que pode perder dentes sendo jovem, se não tratar a doença; e outras que pela evolução da gengivite, causada pelo acumulo de Biofilme dentário. Lembrando que o fumo e a diabete não controlada agravam a doença.
  Para prevenir, uma boa escovação com idas ao dentista para revisões e não só quando há um problema (que você mesmo note, pois pode sim haver um problema, mas você nem percebe).

OBS: acho que se algum professor vê a maneira como eu expliquei, me roda, mas acho que me fiz entender que é algo a ser cuidado, não só a cárie ou um sangramento na gengiva são problemas.
OBS1: Caso alguém queira complementar o post, comente aqui embaixo.





Um comentário:

  1. Gostei do seu resumo, cara.
    Vou fazer uma apresentação sobre a relação da periodontite agressiva e quimiotaxia de neutrófilos e seu resumo me auxiliou a falar da doença.
    Valeu.

    ResponderExcluir