quarta-feira, 1 de junho de 2011

Curiosidades dos Pacientes #1

Biofilme Dentário


  Como vários pacientes e até amigos meus levantam dúvidas sobre algumas coisas, decidi fazer posts para matar a curiosidade das pessoas. É comum nós usarmos termos técnicos sem perceber e as pessoas olharem com uma cara de que não está entendendo nada do assunto. Então, aos poucos, vou esclarecendo algumas dúvidas.
   Começamos hoje com o básico, o Biofilme Dentário. É a famosa placa, as bactérias, restos alimentares e toda sujeira possível que não é removida. Esse acúmulo de substâncias, se não removido, pode causar cárie e, principalmente, gengivite, ou seja, inflamação na gengiva. E não pense que gengivite não é uma doença grave. Quando a gengiva sangra, é sinal de que algo está errado, e, se não tratarmos, pode evoluir para uma periodontite (que será explicada posteriormente), que se não tratada pode levar a perda de dentes.
  E sabe como evitar esse biofilme? Escovando os dentes e passando fio dental! Simples né? Óbvio que tu pensa que não existe gente como a foto, mas eu garanto, EXISTE! Só acreditei quando vi. Mas, mesmo não ficando desse jeito, é importante uma boa higiene oral para que não ocorra algum desses problemas que podem ser evitados facilmente.
  Em casos de biofilme muito antigo, ele acaba se aderindo mais ao dente e fica mais dificil de ser removido com escovação, aí os dentistas fazem a parte deles com a deplacagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário